26 fevereiro, 2017

Oracle of Omaha's - Carta anual aos acionistas





Warren Buffett publicou ontem a sua lendária carta anual aos acionistas da Berkshire Hathaway Inc. Rentabilidade anual em 2016 de 23,4% frente aos 12% do S&P500. 

Duas coisas me chamaram a atenção. Primeiro sua recomandação firme: "Both large and small investors should stick with low-cost index funds" - Investidores pequenos e grandes devem se concentrar nos fundos indexados de baixo custo. 

Segundo esse parte abaixo onde ele homenageia efusivamente Jack Bogle:



Tradução:

"Se algum dia uma estátua deva ser erguida para homenagear a pessoa que mais fez para os investidores americanos,  a escolha obvia deve ser Jack Bogle. Por décadas, Jack tem estimulado investidores a aplicar em fundos indexados de baixímos custos. Em sua crusada, ele acumulou apenas uma pequena fortuna ao contrário do que normalmente foi para consultores que prometeram aos investidores grandes retornos sem produzir nada - ou, como imagino, menos do que nada - de valor.

No início, Jack era fequentemente zobando pela industria de gestão de investimentos. Hoje, ele tem a satisfação de saber que ajudou milhões de investidores a conseguir retornos muito melhores. Ele é um héroi para eles e para mim."

Leia com calma e reflexão:




4 comentários:

  1. Olá Cabeça de Bogle! Primeiramente, parabéns pelo blog. Comecei a acompanhá-lo faz pouco tempo e estou contente com o que tenho visto. Excelente qualidade.

    Em relação ao Buffet, suas cartas são um belo aprendizado. Podemos aprender muito com ele mas copiá-lo realmente é difícil. O investidor iniciante muitas vezes escorrega neste aspecto.

    Um artigo da Universidade de Yale resolveu dissecar o Warren para entender os motivos de sua rentabilidade excepcional. (Buffett’s Alpha. Andrea Frazzini, David Kabiller, and Lasse Heje Pedersen. 2013.)

    A conclusão dos autores é que o sucesso de Buffett é explicado por dois fatores: a seleção correta de ações de alta qualidade a um preço relativamente barato (inegavelmente comprovado pelo track record do velhinho de Omaha) combinado com o uso do float das companhias de seguro e a emissão de bonds pela Berkshire (proporcionam um capital de baixo custo que realiza a alavancagem)

    Os resultados de Buffet como gestor de investimentos são inegáveis. Só aqui já é difícil para o pequeno investidor se sobressair da média, visto os custos de transações, etc. E o Buffet alavanca isto com o uso de dinheiro barato dos seguros e financiamentos da Berkshire. Aí realmente fica dificílimo alcançar sua rentabilidade.

    Os conselhos de ETFs de baixo custo soam muito razoáveis e sinceros.

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom! Raramente se toca nesse assunto que grande parte da fortuna do velhinho buffet foi feita em cima de valuation + alavancagem de seguros.

      Um investidor Br que fez algo similar,Lírio Parasitto, alavancou dinheiro da empresa para jogar no mercado acionário, comprava sempre que avistava alguma oportunidade.

      Para se ganhar no longo prazo é necessário obter algumas habilidades.

      Comprar boas empresas por preço camaradas.
      Comprar grandes quantidades em crises ou clash
      Evitar girar patrimônio demasiadamente enquanto for pequeno ou seja além de possuir um timming perfeito de compra é preciso comprar grande quantidade quando preços se apresentam convidativos dentro do modelo de valuation.

      Sobre estes fundos com baixa taxa de ADM, no Brasil a maior parte dos gestores entrega muito pouco cobrando horrores para ADM capital.

      Estou fugindo de tudo que tenha fundo no nome ultimamente.

      Faça um estudo das taxas cobradas em fundo imobiliários para perceber como se rouba em cima da taxas.

      O segundo maior fundo em bolsa cobra mais de 20% sobre receita mensal ajustada anualmente pelo IGPM, agora imagina isso no longo prazo!









      Excluir
    2. Valeu!

      Copiá-lo sem condições realmente. O grande foco dos investimentos dele é de private equity, comprar grandes fatias dos negócios para poder entrar na gestão. É coisa para gente grande!

      Mas aqui e ali, muito coisa interessante sobrando para os probres mortais :)

      Excluir
  2. É mais uma das coisas que temos que ler, filtrar e aplicar aquilo que nos cabe. Simplesmente ouvir o que ele faz e querer fazer o mesmo é muita insanidade.

    Vejo muita gente querendo receita de bolo sem querer ler nem estudar sobre os assuntos. Vejo gente perguntando qual a melhor ação pra comprar agora mas quando você fala pra estudar os números a pessoa desiste.

    Aí escuto: Ah mas o Buffet faz. Tente fazer o que ele faz kkkkkk

    ResponderExcluir