16 fevereiro, 2017

DeGiro, a aplicação!


Continuando a saga. Transferi os recursos da conta bancária do N26 para a corretora DeGiro por uma transferência SEPA, sem custos. A transferência é tipo um TED, mas demorou uns dois úteis para ser creditada na DeGiro. Talvez por ter sido a primeira.

Com os recursos na conta da corretora, o Webtrader foi ativado. É uma aplicação web bem moderna e intuitiva. Haviam duas tarafes para eu completar, com prazo para dia 27. Completar as informações sobre a minha residência tributária e o formulário W-8BEN, atestando a minha condição de NRA - Non Resident Alien, para ser enviado ao IRS dos EUA. Não cobram nada pelo processamento do W-8BEN, ao contrário da DriveWealth que cobra U$ 5,00.

O Webtrader dá acesso a uma ampla gama de mercados globais. É só pesquisar pelo ticket ou pelo ISIN e tascar a ordem de compra sem complicações.

Detalhe para a questão das moedas. A conta da DeGiro é multi-meadas, mas a do N26 ainda é exclusiva em Euros. O N26 promete liberar uma conta multi-moedas em breve. Portanto não tinha a alternativa de transferir dólares para o N26.

A conta da DeGiro tem dois modos de operação com relação as moedas: AutoFX e Manual. No AutoFX a compra de moedas é automática e você paga um spread fixo de 0,1%. No modo manual se você precisar comprar moedas tem uma taxa fixa de €10,00 mais 0,02%. Você pode definir esse modo de compra entre AutoFX ou Manual por moeda. Você pode ter saldos em diversas moedas, sem necessariamente precisar fazer câmbio na corretora.

O custo geral para a compra de ETFs é €2,00 mais 0,02%, se o ETF estiver nesta lista é gratuito.

Minha primeira aplicação foi no ETF  LON:CSPX, domiciliado na Irlanda, indexado pelo S&P500, cotado em dólares, acumulador, com ER de 0,07%. Como ele não está na lista dos gratuitos, paguei a corretagem de €2,00 mais 0,02%, mais 0,1% da conversão de euros para dólares.

Poderia ter aplicado em euros no AMS:CSPX, mas com toda essa incerteza na zona do Euro, com o Brexit e um possível catastrófico Frexit, preferi aplicar em dólares.

Como investi em um ativo da London Stock Exchange pagarei uma taxa de €2,50 (máximo de 0,25% do portfólio) por ano.

Há um painel para ativar as cotações em tempo real para cada bolsa de valores, não ativei em nenhuma. O Google Finance provê cotações em tempo real gratuitamente nas bolsa mais significativas.

Nem o N26, nem a DeGiro exigem mínimo de depósito inicial.

Nessa primeira remessa, enviei €1800,00 para o N26. Os custos foram o spread do Remessa Online de 1,98%, mais 0,38% de IOF.  O spread é proporcional ao montante, quando maior, menor o spread - diferença entre a cotação comercial e a efetiva que você paga. Taxa SWIFT foi zerada.

Só enviei para a DeGiro €1700,00. Comprei 8 cotas de LON:CSPX, com custo de €2,34. Detalhe pitoresco, quando fiz a ordem de compra ainda estava deitado, acabando de acordar, diretamente pela App para celular da DeGiro :)



Não fiz muita conta, o maior interesse era desbravar o caminho. Tenho exata noção que estamos em bull market violento, com o S&P500 rompendo tetos históricos dia após dia :D

A DeGiro conta com proteção regulatória de €20.000,00 por conta das autoridades da Holanda. Não passarei deste limite a curto prazo. Estou tranquilo. Farei novos aportes semestralmente por enquanto. O horizonte desse investimento é de longuíssimo prazo.

A DeGiro é uma fintech jovem, com taxas muito baixas, algumas pessoas ficam ressabiadas com sua sustentabilidade a longo prazo. Vi alguns comentários na fórum do Bogleheads, que uma estratégia adotada por alguns é fazer compras pela DeGiro e quando o portfólio se aproxima dos €20.000,00, transferem para a corretora Lynx, também holandesa, mais sólida e com histórico consolidado, que não cobra nada pela custódia. Ainda não explorei essa alternativa.

A combinação N26 + DeGiro é uma alternativa bastante interessante para investimentos no exterior com baixas tarifas. Muito eficiente para os pequenos investidores brasileiros. O detalhe é que para criar a conta no N26 é preciso uma proficiência suficiente do inglês para lidar com as poucas perguntas do processo. Pessoalmente tenho inglês fluente, não era uma questão relevante para mim.

10 comentários:

  1. Fala CB meu camarada!

    Parabéns pela primeira compra. Eu confesso que ainda não realizei nenhuma compra porque estou esperando essa realização nos mercados. Não é possível que só vá subir kkkkk.

    Legal essa possibilidades da De Giro com esse valor até 20k€. Infelizmente ou graças a Deus nestes valores não me atende mas tem muita gente que acaba perguntando no blog sobre uma opção mais barata e vou direcionar o pessoal para o seu blog.

    CSPX também tá na minha lista. Tô achando muito boa essa troca de informações que está começando a surgir na blogosfera sobre investimentos no exterior.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A queda é certa, compraremos mais esperando uma rápida recuperação :D

      Com a queda dos juros teremos ainda mais interessados em diversificar no exterior.

      Excluir
  2. Valeu cabeça!!
    Fico feliz por vc ter dado e grande passo e as coisas estarem funcionando.
    Legal o post sobre o etf de bitcoin também, é um passo legal pra quem quer entrar.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como reserva de valor o bitcoin ainda não funciona, pela extrema volatilidade. Mas para transações internacionais é uma solução perfeita. Só é preciso regulamentação para o público aumentar e o spread cair drasticamente. Não tenho dúvidas que será o caminho.

      Excluir
  3. CB,

    Boa a opção que você encontrou. Acredito que seja a melhor dentre as que vi na internet. Porém, ainda assim são taxas e muitas taxas. Esse spread de 1,98% é uma facada no coração. Vc já fez o cálculo de quanto as taxas representarão em relação ao patrimônio investido?

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente o spread é significativo. Com uma remessa de R$ 10.000,00 - o limite máximo - o spread cai para 1,65%. Mas a outra alternativa do BB América + Interactive Brokers custa U$ 25,00 por mês, quase R$ 1000,00 por ano. Se você mantiver U$ 10.000,00 no BB América cai para U$ 10,00 por mês, mais ou menos R$ 380,00 por ano. A manutenção mensal é para sempre, ou até que seja revogada. Também é muito custosa. Cada opção tem seu ônus e seu bônus, depende da estratégia individual de cada um. Pelo andar da carruagem acredito que a médio prazo bitcoins vão ajudar a reduzir significativamente o spread para remessas internacionais.

      Excluir
  4. Olá Amigo!

    Eu também tentei abrir conta no N26, porém não aceitou por conta de eu morar no Brasil. Como voce fez?

    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja no post abaixo a parte sobre a Clevvermail, onde contratei um endereço virtual na Alemanha:

      http://cabecadebogle.blogspot.com.br/2017/02/nova-jornada-no-exterior.html

      Excluir
  5. Esse formulário W-8BEN, digamos que após um tempo abra conta em outra corretora, tipo DriveWealth. Teria que preencher novamente este formulário?

    ResponderExcluir